O Governo do Município de Canoinhas lançou um formulário digital para identificar moradores interessados em concluir os estudos e, com isso, avançar no enfrentamento ao analfabetismo.
A iniciativa foi discutida na semana passada durante reunião no Polo da Universidade Aberta do Brasil, dentro das ações do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.
O objetivo é realizar um levantamento dos canoinhenses que ainda não são alfabetizados ou que não concluíram a escolarização básica, permitindo que a Secretaria Municipal de Educação projete a abertura de novas turmas.
O (link) para o cadastro já está disponível e pode ser preenchido pelo próprio interessado ou por familiares. Para garantir acesso a todos, a prefeitura organizou uma rede de apoio.
Quem preferir pode buscar auxílio presencial em qualquer unidade do CRAS. Além disso, agentes de saúde também prestarão suporte durante visitas domiciliares.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com turmas de anos finais nas escolas Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho e na localidade de Barra Mansa. A abertura de turmas específicas de alfabetização, voltadas aos anos iniciais, dependerá dos dados obtidos por meio do cadastro.