Portal da Cidade Canoinhas

Papo de Especialista

Como anda a saúde do seu intestino?

O trato gastrointestinal humano é colonizado por microrganismos que, em sua maioria, são bactérias, mas também vírus, fungos, protozoários.

Postado em 14/09/2021 às 08:21

(Foto: Caroline Bechel Nutricionista da Magrass Canoinhas)

O intestino humano representa a parte final do tubo digestório e é dividido em intestino delgado e grosso. O intestino delgado é responsável por completar a digestão e absorção da maioria dos nutrientes, enquanto o intestino grosso é responsável pela absorção da maior parte de água e formação das fezes.

O trato gastrintestinal humano é colonizado por microrganismos que, em sua maioria, são bactérias, mas também vírus, fungos, protozoários. A este grupo de micro-organismos dá-se o nome de microbiota ou flora intestinal. Nossa microbiota é composta por dezenas de trilhões de bactérias, incluindo pelo menos 1000 espécies diferentes com mais de 3 milhões de genes (150 vezes mais do que genes humanos). A microbiota humana chega pesar por volta de 2kg. Um terço de nossa microbiota é comum à maioria das pessoas, enquanto que dois terços são específicos de cada indivíduo. Em outras palavras, a microbiota em seu intestino equivale a uma carteira de identidade. Sua composição é definida por fatores genéticos, individuais e ambientais, como o modo do nascimento, sendo parto normal ou cesariana, idade e hábitos alimentares. Uma microbiota saudável, forma uma barreira contra os micro-organismos invasores, potencializando os mecanismos de defesa, melhorando a imunidade intestinal e desemprenhando diversas funções no organismo.

Mas, você sabia que alguns alimentos podem auxiliar na modulação da função do intestino?

Sim! A alimentação é um fator determinante para a melhora do funcionamento do intestino, pois é o que dá suporte à integridade intestinal, ou seja, consumindo alimentos saudáveis o seu intestino funciona melhor. Abaixo cito alguns alimentos que devemos preferir e outros que devemos evitar para auxiliar no bom funcionamento intestinal.

O que podemos consumir?

• Frutas: Acerola, tangerina, figo, goiaba, morango, pêssego, kiwi, ameixa, mamão, melão, maçã, abacaxi.

• Legumes: Abobrinha, berinjela, aspargo, cenoura, espinafre, chuchu, tomate, couve-flor, brócolis.

• Verduras: Chicória, escarola, agrião, alface, couve-manteiga, acelga.

• Grãos e cereais integrais: Aveia/farelo de aveia, linhaça, lentilha, feijão, grão de bico, farelo de trigo, chia, quinoa, arroz integral.

• Iogurte fermentado: Kefir ou iogurte fermentado em casa

• Temperos naturais: alho, açafrão, salsinha, cebolinha, manjericão, dentre outros

• Biomassa de banana verde

• Água (no mínimo 2 litros/dia)

E o que podemos evitar?

• Alimentos industrializados: ricos em açúcar, sódio, gordura trans, aditivos químicos

• Embutidos: Salsicha, salame

• Bebidas alcoólicas

• Bebidas açucaradas

• Frituras

Cuide bem do seu intestino consumindo alimentos saudáveis e garantindo seu bom funcionamento, cuidar dele faz toda a diferença para sua saúde física e até mental.

Se você gostou deste post, não perca o próximo! Falaremos mais sobre probióticos e prebióticos, e vamos ajudar você a melhorar a sua saúde intestinal!

Caroline Bechel Nutricionista da Magrass Canoinhas.

Fonte:

Receba as notícias de Canoinhas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias