Portal da Cidade Canoinhas

Papo de Especialista

Implantando indicadores em sua empresa

Todos querem ter indicadores em suas empresas. Indicador é a representação numérica e simplificada de uma realidade

Postado em 07/06/2021 às 10:29

(Foto: Edenir Rocha)

As empresas são geridas principalmente por marcos numéricos que atestam sua situação. Como em um exame de saúde, estes indicadores, permitem a identificação e a correção de pontos falhos. Porém, em um exame médico não questionamos a metodologia da análise, a qualidade dos insumos utilizados e nem o conhecimento do Biomédico que emite e assina os resultados. Isso porque é um ramo extremamente regulado por diversos órgãos fiscalizadores e também por não fazermos ideia de quais são as metodologias. Desse luxo o pequeno empresário não pode gozar quando se trata das informações da sua empresa. Como é de extrema importância para a tomada de decisão, ele precisa entender o processo de controle para ter confiança na informação. Vamos fazer uma regressão, do fim para a origem.


Todos querem ter indicadores em suas empresas. Indicador é a representação numérica e simplificada de uma realidade. Há indicadores para todas as áreas de uma organização, e os mais importantes são chamados de KPI (Key Performance Indicator) ou Indicadores Chave de Performance: Logística (giro de estoque, tempo de entrega); RH (turnover, absenteísmo); Produção (OEE, Lead Time); Vendas (Share, Markup) e as estrelas do momento, os indicadores Financeiros (ROE, NCG, Liquidez).


Para se obter os indicadores é necessário ter informações armazenadas. Por exemplo, para calcular o giro de estoque de uma mercadoria serão necessárias três informações: vendas, saldo inicial e final do estoque no período. Para levantar estas informações precisa haver um processo de controle diário que envolverá pessoas, tecnologia e principalmente, o hábito de se controlar. Isso requer paciência e organização.


Você deve estar se perguntando, mas se os indicadores são tão importantes, porque as empresas não implantam? Vamos analisar pontuando as principais questões:


- Normalmente isso ocorre nas pequenas empresas;

- Os pequenos não possuem capacidade de aportar salários para especialistas implantarem e acompanharem seus números;

- Como não há “legislação” que exija controles empresariais, ela se torna arbitrária para cada empresa (não estou defendendo que precise existir leis nesse sentido, apenas demonstrando que muitas vezes o empresário brasileiro só se move por meio de exigência externa);

- Não possuem um software de gestão implantado no processo da empresa;

- Se possui o software, não o implantou em sua totalidade devido às questões acima;

- Os controles são realizados pelas pessoas que operam o negócio, logo, ela precisa decidir entre vender/produzir ou registrar as informações;


Fechando nosso raciocínio sobre indicadores, eles são oriundos de informações, que são oriundos de controles, que são oriundos de lançamentos diários.


A construção de um Painel de Controle que envolva vários indicadores, requer conhecimento, mão de obra, tecnologia e tempo. Sim, tempo. Pode se ter todo o restante, mas é a partir da implantação e exercício do controle como atividade diária da empresa, que os indicadores se tornam efetivamente utilizáveis. Como a principal virtude empresarial global hoje é a velocidade, muitas vezes não se implantam os controles com o tempo que seria necessário, logo, os mesmos naturalmente geram informações errôneas.


A dica que se dá é: comece pelo básico, a partir de controles simples e um de cada vez, como controle de caixa, despesas, controle de produção, controle do saldo de estoque. Até certo ponto é possível controlar por meio de planilhas bem simples. Com estes controles realizados de forma correta, você terá 50% do caminho percorrido. O problema é que hoje as pessoas querem saber o ROE da empresa, mas não conhecem nem seu faturamento. Assim acabam se cansando, se frustrando e abandonando a ideia ter sua empresa sob controle.


Fonte:

Receba as notícias de Canoinhas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">