Portal da Cidade Canoinhas

Papo de Especialista

Inspiração e Preparação: Está frustrado ou se sentindo raso?

Profissionais dos vários ramos sentem por vezes a necessidade de se inspirar. Buscar exemplos e motivação.

Postado em 30/08/2021 às 12:46 |

Profissionais dos vários ramos sentem por vezes a necessidade de se inspirar. Buscar exemplos e motivação. Dessa forma, acreditam que podem chegar a um nível de excelência que superará suas próprias expectativas. Até certo ponto isso pode ser verdade, porém, inspiração por si, não é fator de excelência. O conhecimento profundo e técnico é fundamental para ter-se bases sólidas e saber tomar a melhor decisão possível.

Pode-se utilizar a história de um determinado Farmacêutico para exemplificar. Imagine em um dia comum. O farmacêutico levantou 5 horas da manhã. Foi para academia. Tomou um banho. Fez um afago em seus filhos. Entregou uma rosa para a esposa e foi trabalhar. Chegando lá vê uma fila com mais de 10 pessoas para atender em 15 minutos. Ele se motiva ainda mais, pois aquele cenário é um desafio. Pessoas altamente motivadas veem dificuldades dessa forma (o que é ótimo). Os atendimentos vão transcorrendo bem, até um menino chegar desmaiado na farmácia. O pai relata que ele desmaiou repentinamente. O farmacêutico pronto para atender e ajudar, identifica que se tratava somente de um caso de pressão baixa e indica uma injeção para subir a pressão. O farmacêutico, por não investigar e querer ser rápido, não desconfiou que poderia ser o caso de uma crise de hiperglicemia (diabete alta). A injeção aplicada levou o menino a um coma instantâneo. Após dias em coma no hospital, o garoto se recuperou e ganhou alta.

Na história citada temos uma pessoa altamente motivada, porém, tecnicamente despreparada. Por não saber que o problema poderia ser outro, ou por descuido, e querer “bater a meta” de atendimento que ele projetou em sua mente.

A ideia no argumento não é depreciar a ideia da motivação. Uma pessoa motivada tende a fazer mais e melhor. É chamar a atenção para o equilíbrio entre INSPIRAÇÃO e PREPARAÇÃO.

A inspiração vem de momentos que você precisa entender os porquês. Porque trabalha, porque estuda, porque tem essa profissão, porque não recebe o salário desejado. As respostas para esses porquês geram a motivação e servem como INSPIRAÇÃO para atuar de forma plena. Como nosso farmacêutico. Intenso e radiante!

Já a PREPARAÇÃO, vem da necessidade de profundidade. É mais introspectivo e pragmática. É a caixa de ferramenta diária para atingir resultados concretos. Sem a preparação técnica não existe profissional.

INSPIRAÇÃO pode ser obtida por meio de leituras mais motivacionais, séries e filmes que nos causem reflexão, biografias, esporte, relaxamento, enfim, depende de pessoa para pessoa. A PREPARAÇÃO vem de conteúdos científicos, técnicas, ferramentas, notícias, graduação.

Todos os profissionais, sem exceção, precisam de momentos de Preparação (normalmente mais cansativos) e momentos de Inspiração. Um profissional que foca somente em preparação corre o risco de ser um tecnicista frio, e por vezes frustrado. O profissional que só sente vontade de se inspirar pode se tornar um idealista que não sabe aplicar o que imaginou ou criou.

A dica é: Como está se sentindo em relação ao trabalho? Frustrado ou raso? Dependendo da resposta, ou você “assistirá as Paraolimpíadas ou iniciará um curso de excel”.


Fonte:

Receba as notícias de Canoinhas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias