Portal da Cidade Canoinhas

Papo de Especialista

O exemplo dos esportes para a vida empresarial: Um relato

Sabe-se que o esporte inspira muitas ações, serve como exemplo de garra, honra e superação.

Postado em 13/09/2021 às 10:55

(Foto: Edenir Assis Leite de Paula Rocha)

O O exemplo dos esportes para a vida empresarial: Um relato

Vindo de encontro à mesma linha de raciocínio do último papo de especialista, o qual tratou sobre preparação e inspiração, esse bate papo deixa um pouco a característica descritiva do texto para ser a narrativa de um momento vivido neste final de semana do dia 12 de Setembro de 2021.


       Vindo de encontro à mesma linha de raciocínio do último papo de especialista, o qual tratou sobre preparação e inspiração, esse bate papo deixa um pouco a característica descritiva do texto para ser a narrativa de um momento vivido neste final de semana do dia 12 de Setembro de 2021.

   Sabe-se que o esporte inspira muitas ações, serve como exemplo de garra, honra e superação. Mas isso pode ir além de uma inspiração genérica. Você pode utilizar suas experiências vividas como reflexão ou até mesmo analogia para sua carreira! “Viagem na maionese”?. Vamos ao relato pessoal.

   Neste final de semana, os eventos esportivos foram liberados pelo governo do estado de Santa Catarina para sua realização, então, fui convidado a participar de um torneio de Society na cidade de Santa Terezinha-SC pelo time da Mecânica Saviski.

   O Society é disputado em grama sintética, e possui um campo que se aproxima a metade de um campo de futebol oficial, sendo jogado por 5, 6 ou 7 atletas, a depender das regras do torneio. Neste dia jogávamos com 6 atletas.

   O time foi montado as pressas. Os jogadores não conheciam a forma de jogar do outro. Logo, conversou-se e distribuiu-se uma formação na qual privilegiasse as características de cada um. Algo impossível em um torneio amador, pois quase todos se consideram Pelé. Então eram necessários alguns sacrifícios. Os mais visíveis eram dois. O jogador acostumado a jogar de centro avante artilheiro teve que se deslocar para armação de jogadas, e o outro, acostumado a jogar de meia atacante, recebeu a camisa 13 (de craque) e tinha que fazer uma função defensiva, quase como um primeiro volante.

 FiguraS 1: Plano de jogo Mecânica aviski

  Fonte: Mecânica Saviski (2021)                                                                Dessa forma iniciou-se o torneio com 32 times. A expectativa da equipe era de pelo menos ganhar um jogo, mas mal sabiam que aquela formação e aplicação de cada jogador em sua função, somado a um goleiro que pegava tudo, tornou a equipe muito competitiva. A Mecânica Saviski ganhou o primeiro jogo de 2x1 (num sol de rachar). O segundo jogo, já a noite, ganhou de 2x0; o terceiro de 3x0; e nas semifinais, no jogo mais duro, venceu por 2x1. Chegou à grande final triangular (eram 3 times disputando o título).

      Como já era meia noite e meia, todos os jogadores, exaustos e pensando que teriam que acordar dali algumas horas para trabalhar, resolveram rachar o prêmio e irem para casa.

     O que pode se levar de experiência para a carreira e empresa:

  - Qualquer equipe de trabalho precisa de um mínimo de organização prévia. Combinar como será jogado antes de entrar em campo;

  - É necessário conhecer as habilidades e competências de sua equipe. Um líder não pode esperar que as pessoas entreguem algo que elas desconhecem. Seria o mesmo que colocar o atacante, que marcou 4 gols na defesa;

  - Leitura da situação crítica. O profissional precisa entender em qual posição será mais eficiente para a empresa. Onde há carências e necessidades urgentes;

  - Procure agir um dia de cada vez, resolver um problema de cada vez. Você precisa planejar o todo, mas se ficar imaginando como será a “final do campeonato” perderá o foco na “partida atual”. A meta era vencer 1 jogo. Ao vencer, porque não vencer mais um.

  - Envolva as pessoas nos projetos de sua empresa. Todos gostam de se sentir parte. Não será possível compartilhar tudo, mas as coisas funcionam melhor quando a equipe está coesa. No torneio todos participaram do resultado do time, haviam pessoas preparando o almoço, cuidando dos filhos; e havia uma torcida apaixonada que vibrava e dava força para acreditar que era possível dar mais um passinho;

  – Mantenha um bom relacionamento e conquiste a confiança de seus colegas. Aí você pode se perguntar, como posso fazer isso? Faz o seguinte: Quando seu colega tentar “uma jogada” e “perder a bola”, não fique gritando e xingando ele, corra o mais rápido puder e de “um carrinho forte, bloqueando o chute do adversário”, mesmo que isso te custe uma queimadura grave causada pelo atrito com a grama sintética. Seu colega sentirá que pode contar com você nos momentos difíceis e que na próxima situação, ele estará lá novamente, quantas vezes precisar.

Figura 2: Equipe e torcida Mecânica Saviski recebendo o prêmio

 Fonte: Mecânica Saviski (2021)

Fonte:

Receba as notícias de Canoinhas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias