Portal da Cidade Canoinhas

Papo de Especialista

Sistema imunológico

O nosso mecanismo de defesa do organismo, serve para nos proteger de vírus e bactérias internos e externos, patógenos oportunistas.

Postado em 07/06/2021 às 22:49 |

(Foto: Rodrigo Nora)

Conheça o sistema imunológico:

O corpo humano é uma máquina incrível. O corpo humano tem evoluído a partir de um único organismo, celular simples em uma estrutura multicelular e complexa.

Uma rede de células, tecidos e órgãos trabalham em conjunto com o sistema imunológico para proteger o corpo.

O corpo humano é auto-suficiente e executa todos os aspectos físicos, biológicos, químicos necessários à sua boa forma.

Um corpo humano saudável toma as vitaminas e minerais necessários para realizar as funções básicas do organismo, como os alimentos saudáveis e as bebidas saudáveis que nós consumimos.

O corpo saudável é como um local seguro, com um excelente mecanismo de defesa para superar qualquer ameaça externa por patógenos ou substâncias tóxicas.

Órgãos e células do sistema imunológico:

Medula Óssea: A medula óssea é a casa de produção de células B, célula natural killer, granulócitos, timócitos imaturos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Timo: Este é o lugar onde timócitos imaturos migram e são produzidas as células T maduras.

Baço: O baço é composto de células B, células T, macrófagos, células dendríticas, células naturais killer e glóbulos vermelhos. O baço produz grandes quantidades de anticorpos para lutar contra os antígenos e é um antigo cemitério de glóbulos vermelhos do sangue.

Linfonodos: Estes são filtros imunológicos dos fluidos corporais, são encontrados em todo o corpo. Os antígenos são filtrados através dos gânglios linfáticos e os macrófagos e células dendríticas capturam os antígenos e os apresenta às células T e B, para assim, evocar uma resposta imune de pleno direito.

Células T: As células T são divididas em células T helper e células T CD4 + e que o assassino de T / células supressoras ou células T CD4 +.

As células T helper são utilizados para potenciar a resposta imunológica através da secreção de fatores especializados que ativam as células brancas do sangue para evitar uma possível infecção. As células T supressoras são diretamente envolvidas na morte das células tumorais, células infectadas pelo vírus e parasitas.

Células Natural Killer: Estas células assassinas são fiéis ao seu nome, elas matam os tumores, como melanomas, linfomas, células infectadas por vírus como herpes e citomegalovírus. Estas células killer agem sem consultar os linfonodos ao contrário das células T killer.

Células B: Essas células produzem anticorpos contra as bactérias, vírus e células tumorais. Os anticorpos são definidos como “proteínas especializadas, que reconhecem e se ligam a uma proteína específica. Esta ligação ao corpo estranho de outras células é para matar ou engolir a substância indesejada.

Granulócitos: Também conhecido como leucócitos polimorfonucleares (PMN) são compostos por três tipos de células diferentes, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Eles basicamente engolem o corpo estranho e utilizam as suas enzimas para degradá-los.

Macrófagos: Estas células scavenger também conhecida como células apresentadoras de antígenos (APC) pegam o invasor e ingerem-no. Os Macrófagos, em seguida, apresentam às células T e células B, iniciando assim uma resposta imune.

Células Dendríticas: Estas células são mais eficientes que os macrófagos como células apresentadoras de antígenos. Elas capturam os antígenos e o trazem para órgãos linfóides para iniciar uma resposta imune.

Fatos interessantes do Sistema Imune:

A primeira camada de nosso corpo é a pele e a membrana mucosa atua como barreira física aos organismos nocivos e substâncias. A segunda camada de proteção é o sistema imune inato. Ele age como um curto prazo de resposta imune inespecífica. Se esta primeira barreira de proteção e a segunda é atravessada pelos micróbios, eles encontram a terceira e mais ativa resposta imune.

Quando o sistema imunológico ataca uma substância inócua ou química no corpo, leva a uma reação alérgica.

Há quatro fases de uma resposta imune: reconhecimento, a amplificação de defesa, ataque e repressão.

As substâncias tóxicas, poluição do ar, pesticidas e fumaça de cigarro afetam o sistema de defesa do nosso corpo.

É muito importante que o seu sono reparador seja pelo menos de 8 horas, menos de 5 horas de sono pode diminuir significativamente as funções imunes.

O corpo tem mais de 50 milhões de células brancas do sangue que trabalham para proteger o sistema de defesa do organismo.

Se os seus níveis normais são alterados, pode suprimir o sistema imunológico tornando o organismo susceptível a infecções.

Fazer dieta reduz o número de células assassinas, o que leva a um fraco sistema imunológico.

Tensão nas escolas fazem o corpo produzir mais cortisol e adrenalina. Esses hormônios comprometem temporariamente a função imunológica.

Ótima maneira de superar o estresse e a fadiga é fazer massagens regulares. Essas massagens também ajudam a aumentar o número de anticorpos protetores. Isso estimula o sistema imunológico para lutar contra os organismos invasores de forma mais eficiente.

Clínica Shiatsu Nora QuiroMasso Canoinhas atendemos tratamento de coluna, nervo ciático, torcicolo, dores no corpo, Massagem Terapêutica, alinhamento postural, quiropraxia e drenagem linfática.

Estamos na rua Marechal Floriano Peixoto, 1152 esquina com Rua São José próximo a Rede Feminina.

Fale direto com o Rodrigo Nora no 047984243226


Fonte:

Receba as notícias de Canoinhas no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">