Portal da Cidade Canoinhas

OUTONO

Outono começa com calor e promete mudanças no clima em SC

Previsão indica variação térmica, ventos e períodos de instabilidade em todo o estado

Publicado em 20/03/2026 às 09:37

Imagem ilustrativa ( Gerada por IA)

Santa Catarina se despede do verão com calor e tempo abafado, condições que ainda devem marcar os primeiros dias do outono. A nova estação começa nesta sexta-feira, 20, às 11h45, trazendo características típicas de transição entre o verão e o inverno.

A previsão indica que o outono será marcado por temperaturas acima da média e grande variação térmica ao longo do dia. As manhãs tendem a ficar mais frias gradativamente, enquanto as tardes continuam com temperaturas elevadas, formando um contraste comum neste período.

Nos primeiros dias da estação, ainda predominam condições semelhantes às do verão, com calor e umidade. A partir de abril e, principalmente, em maio, ocorre uma redução mais significativa das temperaturas com a chegada das primeiras massas de ar frio mais intensas.

O período também será influenciado pela passagem frequente de frentes frias e ciclones, que favorecem a formação de temporais, podendo vir acompanhados de ventos fortes, granizo e outros eventos extremos.

Embora a frequência de chuvas intensas seja menor em comparação ao verão, ainda há possibilidade de episódios de chuva persistente, que podem provocar alagamentos em algumas regiões. Os ventos tendem a ganhar mais intensidade, aumentando o risco de destelhamentos e queda de árvores.

Com o avanço da estação, cresce a chance de formação de geada e nevoeiros, especialmente nas regiões mais altas do estado, principalmente durante as primeiras horas do dia.

Em março, o clima ainda mantém características do verão, com maior presença de chuva no litoral. Já em abril, historicamente o mês mais seco do ano, há redução significativa das instabilidades. Em maio, as frentes frias voltam a atuar com mais frequência, elevando novamente a possibilidade de chuva.

A previsão foi elaborada por meteorologistas de órgãos estaduais e instituições de ensino durante o Fórum Climático Catarinense. A Defesa Civil reforça a importância de acompanhar os avisos e atualizações diárias sobre as condições do tempo.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp