Portal da Cidade Canoinhas

ELEIÇÕES 2026

Canoinhas terá três candidatos a deputado estadual nas eleições de 2026

Robson Calixto, Mozara Schadeck e Juliana Maciel tiveram os nomes definidos por seus partidos no sábado (1º)

Publicado em 02/08/2026 às 12:17

Foto: Da esquerda para a direita, Mozara Chadeck, Robson Calixto e Juliana Maciel, candidatos a deputado estadual por Canoinhas nas eleições de 2026

As convenções partidárias realizadas neste sábado (1º) confirmaram três moradores de Canoinhas como candidatos a deputado estadual nas eleições de 2026. Robson Calixto, pelo NOVO, Mozara Schadeck, pelo PSD, e Juliana Maciel, pelo PL, passam a integrar as chapas de suas respectivas siglas na disputa por vagas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Embora tenham trajetórias e propostas diferentes, os três nomes colocam Canoinhas e o Planalto Norte no centro da disputa pela representação regional no Legislativo estadual.

Robson Calixto, pelo NOVO

Empresário da área da educação e jornalista, Robson Calixto mora em Canoinhas há 17 anos e foi apresentado pelo NOVO como candidato a deputado estadual. Sua candidatura está ligada à proposta de ampliar a representação política do Planalto Norte na Alesc.

Entre os temas que o candidato afirma defender estão o desenvolvimento regional, a melhoria da infraestrutura, especialmente das rodovias, o fortalecimento da educação, a fiscalização do uso dos recursos públicos e o incentivo ao empreendedorismo.

Calixto também sustenta pautas associadas ao posicionamento do partido, como responsabilidade na gestão pública, redução da carga tributária e menor interferência do Estado na vida dos cidadãos.

Mozara Schadeck, pelo PSD

Assistente social e acadêmica de Direito, Mozara Schadeck teve a candidatura confirmada pelo PSD. Ela possui trajetória profissional ligada ao serviço público, com atuação em áreas como Educação, Assistência Social, Regularização Fundiária e Habitação no município.

Atualmente, trabalha com a política da pessoa idosa e já participou de conselhos municipais relacionados à habitação, assistência social, infância e adolescência.

Suas principais pautas incluem habitação, saúde, desenvolvimento econômico e redução das desigualdades regionais. Mozara também defende o debate sobre prevenção e responsabilização em casos comprovados de assédio moral no serviço público.

Juliana Maciel, pelo PL

Ex-prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel teve o nome confirmado pelo PL durante convenção partidária realizada em São José. Formada em Direito e pós-graduada em Direito Público, ela já atuou como advogada, professora universitária e coordenadora do Procon.

Juliana foi eleita vereadora em 2020, venceu a eleição suplementar para a Prefeitura de Canoinhas em 2022 e foi reeleita prefeita em 2024. Em março deste ano, renunciou ao cargo para se habilitar à disputa eleitoral, conforme os prazos previstos na legislação.

A candidata afirma que pretende levar à Assembleia pautas voltadas ao interior, ao setor produtivo, aos produtores rurais, às famílias atípicas, aos empreendedores e ao fortalecimento dos municípios, com atenção especial ao Planalto Norte.

Com a confirmação dos três nomes, a eleição de 2026 passa a apresentar diferentes projetos políticos oriundos de Canoinhas para a disputa estadual.

Fonte: Portal da Cidade Canoinhas

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp