Portal da Cidade Canoinhas

PREVISÃO DO TEMPO

Santa Catarina terá frio intenso antes da volta da chuva nos próximos dias

Boletim da Defesa Civil alerta para sensação de frio em todas as regiões e temporais isolados a partir de sexta-feira

Publicado em 27/05/2026 às 12:26

Imagem ilustrativa ( Gerada por IA)

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou, nesta quarta-feira (27), a previsão do tempo para os próximos cinco dias no estado. O boletim aponta predomínio de tempo firme no início do período, queda nas temperaturas e retorno de instabilidades a partir de sexta-feira (29).

Segundo a meteorologista Jéssica Silva, uma massa de ar frio e seco avança pelo Sul do Brasil e favorece a melhora do tempo nesta quarta-feira. O dia começou com variação de nuvens e possibilidade de chuviscos isolados no Litoral, mas o sol deve predominar ao longo das horas.

As temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 15°C na maior parte das regiões, com valores um pouco mais baixos no Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto e Médio Vale do Itajaí. Durante a tarde, as máximas se aproximam dos 23°C em boa parte de Santa Catarina.

O vento passa a soprar de sul e sudoeste, com rajadas de até 60 km/h na faixa litorânea. Conforme a Defesa Civil, o risco é baixo a moderado para ocorrências como danos na rede elétrica, queda de galhos e destelhamentos. Também há condição para alagamentos costeiros, principalmente em Florianópolis e Itajaí.

Na quinta-feira (28), o tempo firme deve predominar em todo o estado. A manhã será fria em todas as regiões, com mínimas entre 1°C e 5°C na Serra, entre 4°C e 7°C no Meio-Oeste e nos Planaltos e em torno de 10°C nas demais áreas.

A Defesa Civil recomenda atenção redobrada com crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais durante o período de frio. À tarde, com a presença do sol, as temperaturas sobem e ficam entre 14°C e 18°C nos Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí, entre 17°C e 20°C no Litoral e entre 20°C e 25°C no Grande Oeste.

Na sexta-feira (29), o tempo volta a mudar. A manhã ainda será fria, com mínimas entre 2°C e 7°C na Serra, entre 7°C e 10°C nos Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste, e entre 13°C e 15°C nas demais regiões. Durante a tarde, instabilidades voltam a atuar no Grande Oeste, com pancadas de chuva isoladas, trovoadas e temporais isolados.

O risco para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos é considerado baixo.

A tendência para sábado (30) indica avanço das instabilidades para outras regiões de Santa Catarina durante a madrugada, ainda com condição para temporais isolados. Ao longo da manhã e da tarde, a chuva tende a diminuir e o sol volta a aparecer entre nuvens.

No domingo (31), o tempo firme deve predominar, com poucas nuvens. As temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 15°C, enquanto as máximas se aproximam dos 25°C durante a tarde.

Fonte:

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp